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Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho à discutir um pouco o papel do professor de ciÃncias e sua aÃÃo medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicaÃÃes e, no caso especÃfico do tema das aulas sobre o ciclo d'Ãgua, mostrando como foi sendo utilizadas as representaÃÃes visuais.

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanÃos estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informaÃÃo, ao final do sÃculo XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vÃnculos essenciais entre a informÃtica e as CiÃncias BiolÃgicas, sendo denominada por BioinformÃtica. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiÃncia com a aplicaÃÃo de atividades prÃticas de introduÃÃo do ensino de BioinformÃtica a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarÃo as disciplinas de Biologia Molecular e GenÃtica Geral no Curso de CiÃncias BiolÃgicas da Universidad...

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O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinÃmicas pedagÃgicas, que buscam reformular as relaÃÃes de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prÃtica pedagÃgica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existÃncia de prÃticas pedagÃgicas interdisciplinares nos cursos do Ensino MÃdio Integrado do Instituto Federal do AmapÃ/Campus MacapÃ. Para alcanÃar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à anÃlise documental dos Planos PedagÃgicos dos Cursos TÃcnicos Integrados do Campus Macapà e à investigaÃÃo sobre a submissÃo de Projetos de Ensi...

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O Ensino a Distância aplicado a uma disiciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição

AtravÃs de um programa de formaÃÃo pedagÃgica para pÃs-graduandos, o grupo de Ensino de BioquÃmica da Universidade Estadual de Campinas â Unicamp e da Universidade de SÃo Paulo â USP vem promovendo o desenvolvimento de novas disciplinas especiais de bioquÃmica. Uma delas foi a BioquÃmica da NutriÃÃo inteiramente planejada e aplicada por pÃs-graduandos para alunos de graduaÃÃo. Os objetivos da disciplina, o seu conteÃdo e as formas de avaliaÃÃo foram completamente reestruturados de modo que pudessem ser veiculados pela Internet. A versÃo virtual da disciplina foi oferecida para alunos da graduaÃÃo durante quatro meses. Para ser totalmente veiculada pela Internet, foi c...

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A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino PÃbico intitulado âElaboraÃÃo de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciÃncia, à sociedade e ao ambiente na escola bÃsica com Ãnfase na regionalizaÃÃo a partir dos resultados de projeto de PolÃticas PÃblicasâ e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em prÃticas pedagÃgicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diÃlogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma anÃlise do projeto pedagÃgico elaborado pela escola estadual Profe...

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AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Os conteÃdos abordados dentro de uma sala de aula exigem do educador a criaÃÃo de um ambiente que estimule a aplicaÃÃo prÃtica do que esta sendo abordado. Ã importante que sejam implantados no processo educacional, conteÃdos que demonstrem e esclareÃam fenÃmenos cotidianos para que, desta forma, os alunos estabeleÃam relaÃÃes entre tais acontecimentos e seus efeitos, e aprendam realmente o conteÃdo da disciplina. Portanto, o presente trabalho tem como justificativa estimular a criaÃÃo de trabalhos prÃticos, atividades diferenciadas e dinÃmicas que desenvolva o raciocÃnio dos alunos atravÃs da resoluÃÃo de problemas e que torne as aulas de ensino mÃdio mais prazerosas. ...

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O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pÃblica estadual de ensino mÃdio do municÃpio de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussÃes das aulas prÃticas vivenciadas em laboratÃrio na aprendizagem dos conteÃdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentaÃÃo da caracterizaÃÃo da Ãrea em estudo. Em seguida, foi feita uma abo...

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JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino mÃdio, os conteÃdos sobre fotossÃntese e respiraÃÃo celular sÃo considerados difÃceis devido aos seus inÃmeros detalhes e tambÃm, Ã maneira monÃtona e isolada com que os mesmos sÃo transmitidos. Assim, reconhecendo a importÃncia de se utilizar estratÃgias de ensino mais dinÃmicas, este artigo relata a utilizaÃÃo de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relaÃÃo direta entre seus produtos e reagentes.

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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilizaÃÃo das diferentes Tecnologias Digitais de ComunicaÃÃes e InformaÃÃes (TDICs) na prÃtica docente de Biologia no Ensino MÃdio a partir dos relatos de experiÃncia dos professores, em suas vivÃncias, com as TDICs no chÃo da sala de aula. A ideia à viabilizar trocas e experimentaÃÃes sobre as possibilidades pedagÃgicas das TDICs no ensino de Biologia que jà foram testadas previamente por vocÃs ao longo da prÃtica docente o que poderà contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA tambÃm oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prÃtica docente...

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Bioquímica Experimental: Proposta para o ensino de Açúcares Redutores

Apresenta-se um mÃdulo didÃtico para o ensino de aÃÃcares no Ensino Superior, utilizando aÃÃcares simples, o reagente de Benedict e a Glicose Oxidase. Relatamos tambÃm nossa experiÃncia na aplicaÃÃo de tais mÃdulos Ãs turmas de Licenciatura em QuÃmica e CiÃncias BiolÃgicas da Universidade Federal de Santa Maria durante a disciplina de BioquÃmica Experimental.

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BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Este trabalho BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÃDIO surgiu da observaÃÃo, no Curso de EspecializaÃÃo em Biologia Molecular e GenÃtica, sobre a necessidade de texto de apoio didÃtico sobre a Biologia Molecular que pudesse ser utilizado para no Ensino MÃdio, especialmente para se trabalhar os temas transversais. Assim, na disciplina de Aspectos Interdisciplinares II, os alunos, na maioria professores do ensino fundamental e mÃdio, produziram textos sobre os diferentes temas da Biologia Molecular, segundo suas necessidades. Assim, esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem da Biologia Molecular, uma importante Ãrea, presente no cotidiano, que permeia e auxilia vÃrias outras Ã...

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Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de anÃlise a FormaÃÃo Continuada para Professores em ExercÃcio em EducaÃÃo Ambiental elaborada e implementada no Ãmbito do Projeto Acre 2000 de EducaÃÃo Ambiental, realizado no perÃodo de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municÃpios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, MÃncio Lima e Rodrigues Alves. Esta FormaÃÃo Continuada envolveu diretamente enquanto pÃblico de interesse, os/as professores/as das sÃries iniciais da Rede PÃblica de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratÃgia de multiplicaÃÃo, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realizaÃÃ...

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pH, Neutralização e Tampão - Experimentos #1

Nesse vÃdeo vamos entender um pouco o que à o pH de uma substÃncia, como podemos neutralizar uma soluÃÃo Ãcida ou alcalina, e atà como isso pode ajudar o nosso sangue! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

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Neutralização de Ácidos e Bases - Experimentos #2

Nesse vÃdeo vamos entender um pouco como funciona a neutralizaÃÃo de uma substÃncia Ãcida ou alcalina! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

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Montando um Titulador - Experimentos #3

Neste vÃdeo, vocà aprende um pouco mais sobre a montagem de um titulador! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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